A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela é amplamente conhecida por seu uso em procedimentos estéticos para reduzir a aparência de rugas faciais, mas também tem várias aplicações médicas, incluindo o tratamento de várias doenças neurológicas. O mecanismo de ação da toxina botulínica envolve a inibição da liberação do neurotransmissor acetilcolina na junção neuromuscular (área que o nervo se comunica com o músculo), o que ajuda a diminuir a dor e a contração muscular excessiva gerada por doenças e sequelas neurológicas.
Algumas das doenças neurológicas para as quais a toxina botulínica pode ser usada incluem:
É importante notar que o uso da toxina botulínica no tratamento de doenças neurológicas deve ser realizado por neurologistas qualificados e experientes, devido aos riscos associados ao seu uso. Além disso, os efeitos da toxina botulínica são temporários e geralmente duram algumas semanas a meses, dependendo da dose e da condição tratada. São necessárias aplicações recorrentes a cada 3 meses.
As consultas são particulares, não atendendo nenhum plano de saúde ou convênio. Uma opção é a possibilidade de solicitar reembolso referente ao valor da consulta ou de procedimentos realizados.
Orientamos que busquem informações junto ao plano de saúde a respeito. As consultas particulares, em média, duram em torno de 1 hora, sendo possível uma avaliação tranquila. Os exames complementares podem ser realizados pelo plano de saúde, mesmo sendo um médico não conveniado.
Agendar consulta