A espasticidade é um termo médico que se refere ao aumento do tônus muscular (hipertonia), o que resulta em rigidez e dificuldade de movimentação devido à contração muscular persistente ou involuntária. Esta condição é frequentemente observada em pessoas com lesões ou doenças que afetam o sistema nervoso central, como esclerose múltipla, lesão cerebral ou medular traumática, acidente vascular cerebral (AVC) ou paralisia cerebral.
Os sintomas da espasticidade podem variar de leve a grave e podem incluir:
O tratamento da espasticidade pode incluir uma combinação de abordagens, dependendo da gravidade e da causa subjacente. Algumas opções de tratamento podem incluir:
A aplicação de toxina botulínica é o tratamento de escolha nessa condição, atuando na redução da contração muscular excessiva ao inibir a acetilcolina (neurotransmissor que estimula a contração muscular). Dessa forma, a fisioterapia motora é facilitada, pela maior amplitude de movimento e redução da dor articular, permitindo o paciente a fazer os exercícios e facilitando o equilíbrio, além de poder usar órteses nos membros afetados.
É importante que as pessoas com espasticidade trabalhem em estreita colaboração com uma equipe multidisciplinar (neurologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional) para desenvolver um plano de tratamento individualizado e monitorar regularmente os sintomas e a progressão da condição.
como é feita a aplicação de toxina botulínica na espasticidade?
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela tem a capacidade de bloquear a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, resultando em relaxamento muscular temporário. A toxina botulínica é amplamente utilizada no tratamento de espasticidade.
Aqui está uma visão geral de como é feita a aplicação de toxina botulínica na espasticidade:
A aplicação de toxina botulínica na espasticidade é uma abordagem terapêutica eficaz e minimamente invasiva que pode ajudar a melhorar a função e a qualidade de vida de pacientes com espasticidade devido a condições neurológicas, como acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, esclerose múltipla e lesão medular, entre outras. O tratamento com toxina botulínica deve ser realizado por neurologistas treinados e experientes para garantir a segurança e eficácia do procedimento.
As consultas são particulares, não atendendo nenhum plano de saúde ou convênio. Uma opção é a possibilidade de solicitar reembolso referente ao valor da consulta ou de procedimentos realizados.
Orientamos que busquem informações junto ao plano de saúde a respeito. As consultas particulares, em média, duram em torno de 1 hora, sendo possível uma avaliação tranquila. Os exames complementares podem ser realizados pelo plano de saúde, mesmo sendo um médico não conveniado.
Agendar consulta