O autismo é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, o comportamento social e a interação interpessoal. É parte de um grupo de condições chamadas Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). As características do autismo podem variar significativamente de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem dificuldades na comunicação verbal e não verbal, dificuldades na interação social, interesses restritos e padrões repetitivos de comportamento.
O diagnóstico de autismo geralmente é feito na infância, embora em alguns casos possa ser diagnosticado mais tarde. Não há uma causa única conhecida para o autismo, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
O tratamento para o autismo geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir terapia comportamental, terapia da fala, terapia ocupacional e intervenções educacionais. O objetivo do tratamento é ajudar a pessoa com autismo a desenvolver habilidades de comunicação, interação social e independência, para que possam viver uma vida o mais plena possível.
As consultas são particulares, não atendendo nenhum plano de saúde ou convênio. Uma opção é a possibilidade de solicitar reembolso referente ao valor da consulta ou de procedimentos realizados.
Orientamos que busquem informações junto ao plano de saúde a respeito. As consultas particulares, em média, duram em torno de 1 hora, sendo possível uma avaliação tranquila. Os exames complementares podem ser realizados pelo plano de saúde, mesmo sendo um médico não conveniado.
Agendar consulta